top of page

Afinal, quem é o Tio Rick? Conheça mais sobre o criador de Percy Jackson E Os Olimpianos

Atualizado: 17 de jan.

A nova série inspirada na saga de Rick Riordan já está disponível exclusivamente no Disney+


Rick Riordan com os protagonistas de Percy Jackson e os Olimpianos: Aryan Simhadri, Walker Scobell e Leah Sava Jeffries


Percy Jackson e os Olimpianos já está disponível no catálogo do Disney+. A série conta a fantástica história do semideus moderno de 12 anos, Percy Jackson, que está começando a aceitar seus poderes divinos recém-descobertos quando o Deus do Céus, Zeus, o acusa de roubar seu raio mestre. Com a ajuda de seus amigos Grover e Annabeth, Percy deve embarcar em uma grande aventura para encontrar o raio e restaurar a ordem no Olimpo.

 

O enredo poderoso da produção é inspirado na saga icônica do famoso autor Rick Riordan, mais conhecido pelos brasileiros como Tio Rick. Para entrar no mundo de Percy Jackson e os Olimpianos, conheça mais sobre a mente brilhante que criou esse mundo mágico repleto de deuses gregos:

 

 

CONTINUE APÓS A PUBLICIDADE



 

Rick Riordan – autor da saga Percy Jackson e os Olimpianos


Richard Russell Riordan Jr., conhecido como Rick Riordan (ou pelos fãs brasileiros como Tio Rick), é considerado o autor mais vendido do New York Times e ganhou notoriedade ao escrever a saga Percy Jackson e Os Olimpianos em 2005.

 

Por quinze anos, Rick foi professor de inglês e história em escolas de ensino médio públicas e privadas na área da baía de São Francisco e no Texas, e enquanto lecionava, começou a escrever livros de mistério, sendo sua primeira publicação lançada em 19997 e intitulada Tequila Vermelha, da série de livros Tres Navarre.

 

O autor é casado com Becky Riordan desde 1985, com quem tem dois filhos: Haley e Patrick Riordan. Ele e a esposa são, inclusive, produtores executivos de suas obras, supervisionando as adaptações para TV, incluindo Percy Jackson, As Crônicas de Kane e Daughter of the Deep.


Percy Jackson e os Olimpianos


Rick e seu filho Haley Riordan


A saga de livros mais famosa de Rick nasceu por acaso! O autor, que já estava escrevendo livros de mistérios para adultos, sempre contava histórias de ninar para seu filho Haley, que era apaixonado por mitologia grega. Riordan, então, começou a contar sobre um semideus que havia sido diagnosticado com TDAH e dislexia, assim como Haley, e deu a ele o nome de Percy Jackson.

 

E foi assim que tudo começou! O primeiro livro oficial da saga Percy Jackson e os Olimpianos foi lançado em 2005 e vendeu mais de 12 milhões de cópias em quatro anos, aparecendo na lista dos mais vendidos do The New York Times, sendo listado como um dos melhores livros para jovens. Ao todo, a franquia é composta por cinco livros: O Ladrão de Raios, O Mar de Monstros, A Maldição do Titã, A Batalha do Labirinto e O Último Olimpiano, além de uma saga spin-off chamada Os Heróis do Olimpo.

 

Percy Jackson e Os Olimpianos rendeu à Rick mais de 50 milhões de cópias de livros vendidas em mais de 35 países, sendo mais de 7 milhões apenas no Brasil. A série de livros é considerada uma das mais vendidas da história.


Outros sucessos


O autor Rick Riordan com o livro Magnus Chase e os Deuses de Asgard, um de seus sucessos


Além das histórias de Percy, Rick coleciona diversos outros grandes sucessos em sua carreira. Sua primeira franquia literária, Tres Navarre, lhe rendeu os três principais prêmios nacionais do gênero mistério: Anthony® e um Edgar® de Melhor Livro Original e Shamus® de Melhor Primeiro Livro em 1997.

 

Ele também ajudou a desenvolver os dez livros da série The 39 Clues, escreveu a trilogia focada em mitologia egípcia As Crônicas de Kane, a série Os Heróis do Olimpo com foco na mitologia romana e grega; os livros de Magnus Chase e os Deuses de Asgard baseados na mitologia nórdica, uma série de cinco livros chamada As Provações de Apolo - como uma sequência de Os Heróis do Olimpo, entre muitos outros títulos.


Tio Rick e os brasileiros


Riordan em vídeo especial para os fãs brasileiros


Com uma legião de fãs ao redor do mundo, Riordan não poderia escapar da paixão dos brasileiros por suas obras. Apelidado carinhosamente como Tio Rick, o autor nunca escondeu seu entusiasmo com os leitores do Brasil e, inclusive, sempre fez questão de demonstrar seu carinho pelas redes sociais e em seu blog.

 

Em 2019, após informações de que uma nova adaptação de Percy Jackson estaria sendo desenvolvida, os fãs brasileiros subiram no X (antigo Twitter) a hashtag #DisneyAdaptPercyJackson (Disney adapte Percy Jackson, em tradução livre). Não demorou muito para o assunto se tornar um dos mais comentados do mundo, e Rick chegou até a fazer uma publicação em seu perfil falando que, naquele momento, não tinha nada novo para anunciar, mas que estava tentando convencer a Disney a fazer essa adaptação acontecer (e não é que deu certo?).

 

Cinco anos depois, durante o painel de Percy Jackson e os Olimpianos realizado na CCXP23 em São Paulo (SP), foi exibido um vídeo exclusivo de Rick falando em português, demonstrando gratidão e agradecendo o apoio dos brasileiros durante toda sua carreira. Além disso, o painel contou também com cenas exibidas em primeira-mão da série e vídeos do trio protagonista convidando o público a conferir à produção no dia 20 de dezembro no Disney+. Para aqueles que não puderam assistir à esses conteúdos exclusivos, Rick fez questão de publicar seu vídeo em sua conta do Tiktok. Confira clicando aqui.


 

CONTINUE APÓS A PUBLICIDADE



 



 

CONTINUE APÓS A PUBLICIDADE



 



A produção épica de oito episódios conta com a participação especial de grandes estrelas como Lin-Manuel Miranda (“Hermes”), Megan Mullally (“Alecto”, também conhecida como “Sra. Dodds”), Toby Stephens ("Poseidon"), Virginia Kull (“Sally Jackson”), Jason Mantzoukas (“Dioniso”, também conhecido como “Sr. D”), Jay Duplass (“Hades”), Glynn Turman (“Quíron”, também conhecido como “Sr. Brunner”), o já falecido Lance Reddick ("Zeus"), Adam Copeland (“Ares”), Charlie Bushnell (“Luke Castellan”), Dior Goodjohn (“Clarisse La Rue”), Jessica Parker Kennedy (“Medusa”), Olivea Morton (“Nancy Bobofit”), Suzanne Cryer (“Equidna”), Timm Sharp (“Gabe Ugliano”) e Timothy Omundson (“Hefesto”).


Os dois primeiros episódios são escritos por Rick Riordan e Jon Steinberg, com direção de James Bobin.


Steinberg e Dan Shotz atuam como produtores executivos ao lado de Rick Riordan, Rebecca Riordan, Ellen Goldsmith-Vein do The Gotham Group, Bert Salke, Jeremy Bell e D.J. Goldberg do The Gotham Group, James Bobin, Jim Rowe, Monica Owusu-Breen, Anders Engström e Jet Wilkinson.


O elenco principal da série, tem as vozes de Lorenzo Tarantelli (Percy Jackson), Nina Medeiros (Annabeth Chase) e Agyei Augusto (Grover Underwood).


Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating